Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
47 3348.0852

Notícias

voltar

Consulta pediátrica pré natal

A assistência à saúde da criança deve se iniciar antes mesmo de seu nascimento!

Vários estudos têm mostrado que as consultas de acompanhamento no período pré natal conseguem reduzir a mortalidade materna e do recém-nascido e são vários os objetivos dessa consulta, para o pediatra e para a família:
• Estabelecer e fortalecer um VÍNCULO entre o pediatra e os pais antes do nascimento da criança. PREPARAR OS PAIS para o cuidado do desenvolvimento físico e psicológico do bebê que está chegando. Obter INFORMAÇÕES BÁSICAS de grande importância no pré-natal. Discutir os anseios, preocupações e necessidades em relação à criança. Verificar dados sobre a saúde dos pais, hábitos de vida e situações de risco.
• ESCLARECER sobre os TIPOS DE PARTO e sobre ALOJAMENTO CONJUNTO. Orientar para os cuidados com os seios e as vantagens do ALEITAMENTO MATERNO. Explicar sobre a HIGIENE DO BEBÊ e falar das medidas de SEGURANÇA EM CASA e no TRANSPORTE da criança.
• Discutir sobre os FATORES EMOCIONAIS que possam interferir na estabilidade emocional dos pais, como: emprego, moradia, efeito da chegada da criança na família e o relacionamento com os irmãos.
• ACOMPANHAR A GESTAÇÃO E O PARTO fazendo o papel do “cuidador” e orientando para os cuidados com a mãe e o recém-nascido, ajudando a diminuir o estresse familiar da expectativa da chegada do bebê.
• Iniciar a discussão sobre o aleitamento materno, as vantagens, as técnicas e as dúvidas, estimulando a família a falar o que pensa sobre a AMAMENTAÇÃO; quais são os seus anseios, medos e dificuldades.
• Identificar se a gravidez é de risco e agir da melhor forma de acordo com cada situação.
• Apoiar e ajudar os futuros pais no processo de cuidar do bebê e incentivar a iniciação deste trabalho de uma forma prazerosa.
• Orientar e disponibilizar seu tempo para esclarecer as dúvidas antes e depois do nascimento, abrindo um CANAL DE COMUNICAÇÃO e estabelecendo um vínculo afetivo, com profissionalismo, entre os pais e o pediatra do bebê.

Normalmente uma consulta pré natal é suficiente para abordar esses assuntos.

QUANDO DEVEMOS AGENDAR ESSA CONSULTA?

Não existe uma regra, no entanto recomenda-se que a consulta seja realizada por volta dos ÚLTIMOS 3 MESES DA GESTAÇÃO, idealmente antes da montagem do enxoval e não muito próximo da data provável do parto. Esse é um momento muito bom para a consulta pois nessa fase os pais/cuidadores já estão bem envolvidos com o nascimento, abertos para receber e absorver todas as informações repassadas e já com informações médicas da gestação importantes para nortear o cuidado com o bebê que irá chegar.

E QUANDO RETORNAR AO PEDIATRA

Após o nascimento do bebê assim que os pais deixarem a maternidade deve-se agendar a primeira consulta ENTRE O 10º E O 15º DIA DE VIDA ou antes caso seja orientação da maternidade.

(Fonte: Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP))

Postado em 23 de março de 2018.