CUIDADOS EM TEMPOS DE FESTAS (‘RENOVANDO’ O ORGANISMO!)
Quando se fala em final de ano e festas, verão e proximidades do carnaval, muitos têm dúvidas em como dar uma “renovada” no organismo, pois, na maioria das vezes ocorrem exageros tanto alimentares (frituras, petiscos) quanto de bebidas (principalmente alcoólicas). O ideal é tentar equilibrar antes durante e depois. No período de festas é bom sempre lembrar da hidratação (com água ou água de coco por exemplo) entre uma bebida e outra. O mesmo serve para os alimentos, entre uma refeição e outra tentar manter saladas e hortaliças (vitaminas e minerais) importantes para “renovar” tudo. Após esse período é interessante manter uma dieta mais leve, sem frituras, produtos prontos, e alimentos muito elaborados; preferencialmente saladas, legumes ao vapor, azeite de oliva, sucos de abacaxi, verde, de frutas vermelhas (melancia que está na época, é um exemplo)
Alguns optam pela dieta liquida por um período, mas nem sempre essa é a melhor opção, porém, algumas vezes são possíveis, depende muito da pessoa e de quais líquidos são colocados. Pode ser feita dieta com mais líquidos e alimentos leves – carnes brancas, saladas, legumes e frutas. É bom lembrar que dietas líquidas por períodos prolongados induzem muitas vezes a perda de massa magra (massa muscular) e isso não é interessante, portanto é melhor fazê-lo com orientação.
Os líquidos muito podem auxiliar, eles são fundamentais para manter a hidratação e ajudar na eliminação de toxinas. Considero a água a principal pedida, pois é livre de açúcares e fitoquímicos – que podem influenciar em outros pontos. Águas de coco, sucos naturais e chás podem ser uma boa opção – dependendo do organismo de cada um. Há a possibilidade de fazer águas aromatizadas que são uma delícia e ajudam muito a aumentar a ingestão de água – principalmente quem não consegue beber somente a água; pode–se fazer água com lascas de gengibre (antiinflamatório natural e ajuda no metabolismo); água de limão (ajuda na “limpeza” do organismo), canela, laranja, morangos… São grandes as possibilidades de combinações e gostos.
Temos também outras opções bem conhecidas como os sucos detox e funcionais, as nomenclaturas podem confundir um pouco, mas sucos detox (verdes ou não) são geralmente sucos voltados para o estímulo do fígado ou diuréticos, que ajudam no bom funcionamento do organismo e eliminação toxinas. Sucos funcionais já incluem toda a gama de sucos verdes/detox, além de sucos voltados para beleza, intestino ou que proporcionem mais energia ao corpo. Normalmente são sucos que buscam aproveitar mais dos alimentos (frutas legumes, talos), suas fibras e vitaminas, além da adição de outros compostos naturalmente encontrados em plantas (fitoquímicos) ou outros alimentos (castanhas, água de coco, clorofila (algas) que são ricas em minerais como magnésio, selênio, zinco e complexo b). Cada componente agirá de maneira diferente, auxiliando no metabolismo celular.
As fibras (das frutas sem coar, legumes ou adicionadas: farinha de maracujá, feijão branco, linhaça, chia): vão ajudar na “limpeza” dos excessos de açúcares e gordura sanguíneos, ajudando também a manter a saciedade e o funcionamento intestinal como pré-bióticos (alimentos importantes para nossa flora bacteriana saudável)
Vitaminas do complexo B: mantém o bom funcionamento hepático (ainda mais para quem exagerou nas bebidas e comidas pesadas). Encontrado nas hortaliças verdes, frutas, legumes, nos levedos de cerveja, gérmen de trigo, grãos germinados, nozes, pólen – que podem ser adicionados nos sucos – e farelo de arroz, cogumelos, gema de ovo – que podem fazer parte da dieta detox. Ainda no complexo B, é bom lembrar da B12 (que em muitos há deficiência) que é responsável pela manutenção imunológica (geralmente mais baixa com a má alimentação, mudanças de horários , festas..) e também necessária no processo detox (ajuda na produção de enzimas digestivas e material genético); encontrada também na gema do ovo, algas, frutos do mar, peixes, arroz integral, levedo de cerveja, grãos germinados e alface; alguns destes podendo se adicionado nos sucos e fazendo parte de uma dieta leve e balanceada.
Outra vitamina muito conhecida e rica nos sucos detox e funcionais é a Vitamina C, que é um antioxidante já conhecido, além de atuar na parte imunológica. Hortaliças e frutas frescas (laranja, acerola, cenoura, limão) são boas fontes desta vitamina.
Alguns minerais também fazem parte do processo e auxiliam bastante, o selênio, é um mineral que em condições hepáticas alteradas (ou mesmo consumo aumentado de álcool) fica deficiente. É importante também para a parte imunológica (estimulando a atividade dos leucócitos) e também funções tireoidianas. A melhor fonte é a Castanha do Pará ou Brasil e algumas outras castanhas – colocadas muitas vezes nos sucos. Além dela temos como fonte o camarão, caranguejo, salmão, arroz integral, frango, carne suína, carne bovina.
Sucos com couve, hortelã e salsinha também são bastante utilizados. A couve é rica em magnésio, mineral fundamental para metabolismo celular, necessário para dar energia ao corpo; a salsinha e a hortelã têm suas folhas ricas em vitamina A, B e C, auxiliando na diurese e digestão.
Várias são as maneiras de renovar o organismo depois de alguns exageros, mas o equilíbrio é sempre a melhor opção! Como em se tratando de saúde, nem sempre é possível se ‘deixar levar’ nos períodos de festas, é importante se cuidar para ter a liberdade e a possibilidade de “sair da dieta” de vez em quando!
Seguem algumas dicas de sucos para ‘renovar’ o organismo:
SUCOS VERDES
Opção 1: 1 folha de couve ou 2 cubos de couve; 10 morangos médios; 2/4 de copo (150 ml) de suco de laranja (ou água de coco); folhas de hortelã;
Opção 2: 1 folha de couve ou 2 cubos de couve; 1 cenoura pequena sem casca e cortada em pedaços; 1 pêra média com casca e sem semente, cortada em pedaços; 1 pedaço (2 cm) de gengibre; Suco de 1 limão; 2/4 de copo (150 ml) de água gelada; Obs.: a pêra pode ser substituída por maçã ou abacaxi.
SUCO QUEIMA GORDURA
2 fatias de abacaxi; 1 pedaço de melancia; Suco de 1 limão; 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça; 1 colher (sobremesa) de semente de abóbora sem pele; 1 colher (sopa) de colágeno hidrolisado; 200 ml de água de coco
SHAKE ENERGIZANTE
3 damascos secos; ¼ de mamão papaia; 100 ml de água de coco; ½ vidro de leite de coco light ;1 colher (chá) de gengibre fresco picado. Deixe os damascos de molho em água morna por uma hora. Junte-os aos outros ingredientes e bata-os no liquidificador. Acrescente gelo.
SHAKE FUNCIONAL DE MORANGO
8 morangos orgânicos, preferencialmente; 1 colher de sopa bem cheia de amêndoas (deixar hidratatando em 1 xícara de água da noite para o dia); 1 colher de sopa de aveia ou quinua ou amaranto em flocos; 1 banana pequena congelada; 1 colher de sopa de chia; 2/3 copo de água; descasque a banana congelada com o auxílio de uma faca. Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.
ROSA DETOX
Ingredientes: 1 copo de água gelada; 1 pote de iogurte natural ou sem lactose ou leitte de amêndoas; suco de 1 laranja; 1 pedaço de gengibre; 5 morangos picados; 1 colher pequena de mel; 1 beterraba cruas; 2 folhas de hortelã. Preparo: Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.
DETOX DE BETERRABA, MAÇÃ E CENOURA
Ingredientes: 100ml de água; 1 beterraba sem casca; 1 maçã com casca; 1 cenoura com casca; Preparo: Apenas bata tudo no liquidificador e sirva, de preferência bem gelado!
FRUTAS VERMELHAS COM CHIA
Frutas vermelhas ou polpa de frutas vermelhas; melancia, 1 pedaço de beterraba; 1 colher de chia; gengibre.
(*Texto elaborado pela nossa Nutricionista Thaís Oliveira)