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Dieta X Câncer

A alimentação tem um papel fundamental na evolução da maioria das doenças, tanto com função preventiva quanto como acelerador dos processos, e o câncer é um exemplo disso.

A incidência do sedentarismo, do aumento de peso e do consumo de alimentos processados estão relacionados de forma mais efetiva a várias doenças. Sabe-se, por exemplo, que o açúcar é um dos grandes vilões, pois as células diferenciadas do câncer tem uma grande afinidade por ele, justamente por ser uma fonte de energia fácil e que se mantém mesmo sem oxigênio. Além dele, produtos farináceos, principalmente os refinados, e organismos geneticamente modificados levam a um pH ácido, ou seja, um desequilíbrio de pH corporal que pode aumentar a incidência de doenças.

A alimentação saudável – ou dita ‘alcalina’ – é a considerada “anti– câncer”, nela encontram-se as fibras: vegetais, frutas, sementes – que tem um papel glicêmico intestinal importante; frutas vermelhas (como a amora, framboesa, morango, maçã, romã, melancia), que contém antioxidantes e ácido elágico que, por sua vez detoxificam as células, assim como os crucíferos (brócolis, repolhos, couve de Bruxelas) que reduzem a proliferação de células cancerosas; alimentos ricos em gorduras saudáveis (nozes, castanhas, abacate) também auxiliam na composição celular adequada.

Além desses, os temperos naturais (açafrão, tomilho, alecrim, hortelã, alho, gengibre), ricos em substâncias, tais como: terpenos, alináceos, curcuminóides, auxiliam como anti-inflamatórios, melhorando a imunidade e agindo em células especificas (interferem na ação do NF-Kappa B – fator protetor das células cancerosas contra as defesas do organismo). Ainda, os chás, como o chá verde, rico em polifenóis e catequinas também são importantes antioxidantes.

A alimentação equilibrada, rica em NUTRIENTES faz toda a diferença na prevenção de doenças como o câncer. Quanto mais “in natura” a alimentação melhor! E, dentro do possível, buscar sempre consumir alimentos de fonte orgânica.

Os 10 alimentos preventivos e seus ativos na prevenção:
Linhaça – lignana; Brócolis – sulforafano;
Chá verde – catequinas; Tomate orgânico – Licopeno;
Nozes – Fitoesteróis; Feijões – Butirato ; Frutas vermelhas – anatocianinas ;
Cúrcuma – Curcumina ; Alho – alicina – Fitoquímicos; Maçã – fibras e antioxidantes

Outras medidas anticâncer importantes também incluem: tomar sol para adequação da vitamina D; beber muita água; evitar o consumo de gorduras (margarinas, alimentos com gordura trans, gorduras refinadas – óleos de soja por exemplo); evitar carnes e alimentos processados; álcool, refrigerantes (mesmo os zero ou light); doces e açúcares (quanto menos melhor!); evitar alimentos defumados (considere aqui o churrasco, pois está saturado de alcatrão, proveniente da fumaça do carvão, que tem ação cancerígena já conhecida).

Enfim, MANTER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA É A CHAVE PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

“Nenhuma doença, inclusive o câncer, pode sobreviver em ambiente alcalino”
(Otto Heinrich Warburg, Nobel 1931).

*(Texto elaborado pela Nutricionista Thaís Oliveira de nossa Equipe Clínica)

Postado em 23 de março de 2018.