Problemas mais comuns da glândula TIREÓIDE
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada abaixo da região conhecida como “Pomo de Adão”, na parte anterior do pescoço. Ela produz hormônios (T3 – triiodotironina; e T4 – tiroxina), os quais são importantes para o funcionamento de órgãos cruciais, como coração, cérebro, fígado e rins, sendo fundamental para garantir o equilíbrio do nosso organismo.
Dentre as alterações que podem acometer esta glândula, temos o hipotireoidismo (quando a tireoide produz quantidade insuficiente de hormônios), o hipertireoidismo (liberação excessiva de hormônios tireoidianos), os nódulos, dentre outras. Cada patologia comporta-se com sinais e sintomas característicos, que exigem diagnóstico e tratamento específicos.
O nódulo de tireoide é um dos problemas mais frequentes da glândula. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos tireoidianos em algum momento da vida, porém, apenas 5% dos nódulos são malignos (câncer). O reconhecimento destes nódulos, através do exame físico com palpação da tireoide é fundamental para o seu diagnóstico e investigação. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares para melhor avaliação e conduta terapêutica ideal.
O diagnóstico das doenças da tireoide não é complicado e o tratamento adequado das mesmas é imprescindível.
Procure um endocrinologista!