Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é um processo inflamatório no nariz em virtude de uma resposta exacerbada no nosso sistema imunológico ao ser exposto a algumas substâncias no ambiente.
O número de pacientes com esta doença no Brasil chega a cerca de 10% da população e, destes, 48% referem que a doença interfere nas suas atividades diárias, repercutindo na produtividade no trabalho e desempenho escolar.
Os principais sintomas são: obstrução nasal, prurido (coceira) no nariz, ouvidos, garganta ou olhos, lacrimejamento, espirros frequentes e coriza.
Os principais agentes responsáveis pela rinite alérgica são os ácaros (pó), pele de animais (gato ou cachorro), pólen e fungos.
O diagnóstico é basicamente clínico (associação dos sintomas à história familiar positiva e a outras alergias, como asma e dermatites), aliado ao exame físico e testes alérgicos ou cutâneos.
O tratamento é baseado em:
•Controle do ambiente: com o objetivo de prevenção, esta medida quando bem orientada por profissional especializado, pode minimizar os sintomas e a frequência das crises;
•Tratamento medicamentoso: prescrito de acordo com a idade do paciente, a gravidade dos sintomas e resposta prévia a tratamentos já realizados;
•Imunoterapia: eficaz na redução da sensibilização, diminuindo a dose ou até mesmo retirando a medicação utilizada.
Para um diagnóstico preciso e direcionamento adequado do tratamento consulte um médico alergista ou OTORRINOLARINGOLOGISTA.

Postado em 1 de setembro de 2018.