Saúde Íntima no verão
O clima quente é ideal para a proliferação de fungos e bactérias, por conta da transpiração íntima ser maior neste período.
Usar roupas muito justas e ficar com biquíni molhado por muito tempo podem causar irritações e até infecções. É preciso deixar a região seca, além de usar roupas mais leves para permitir uma “transpiração” adequada.
* Dê preferência a roupas leves!
Passar longos períodos com calças ou shorts apertados ou justos demais tende a “abafar” a região pélvica, deixando-a úmida e com retenção de calor. Opte por peças como saias e vestidos, que ajudam a respiração da região íntima, assim como calcinhas de algodão (e não adianta ser só o “forrinho”)
Lingeries com tecidos sintéticos atrapalham a transpiração e ajudam a aumentar ainda mais a umidade na região.
* Dormir sem calcinhas também é uma dica valiosa! Dormir de calcinha pode impedir que a região vaginal transpire, e dormir sem a calcinha permite que a região íntima fique ventilada e menos propensa à contaminação.
* Abandone os absorventes Diários! Os absorventes diários são produzidos com materiais sintéticos, e da mesma forma que as calcinhas inadequadas, não permitirão a transpiração local.
* Sabonetes íntimos!
Na higiene diária, opte pelos sabonetes líquidos íntimos femininos – esses produtos possuem um pH compatível com o da região íntima feminina. Quando o pH fica desequilibrado a vagina fica predisposta ao surgimento de infecções.
* Molhou? Trocou!
Não fique por muito tempo com o biquíni ou o maiô molhado. A umidade exagerada na vagina que, aliada ao abafamento provocado pelos tecidos sintéticos da moda praia, permite a criação de um ambiente perfeito para os germes oportunistas.
Agora é só aproveitar o calor!