Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Amigdalas e Adenóides

As amígdalas e a adenoide são estruturas presentes na via respiratória superior e tem como função apresentar ao nosso organismo possíveis agentes que podem causar doenças. Essas estruturas tem crescimento progressivo nos primeiros anos de vida como forma natural de maturação do sistema imunológico, com tendência à redução a partir da adolescência. Contudo, seu aumento pode causar alterações respiratórias (roncos e respiração bucal), distúrbios de linguagem, da mastigação, deglutição, crescimento e de desenvolvimento dos ossos da face.
As principais causas para este crescimento são:
•Infecções virais e/ou bacterianas crônicas;
•Poluição ambiental;
•Fatores genéticos;
•Rinite crônica;
•Doença do refluxo gastroesofágico;
O diagnóstico do aumento das amigdalas se dá no exame clínico (oroscopia), já para o diagnóstico de aumento da adenoide, pelo seu posicionamento na região posterior do nariz, os principais exames complementares solicitados são a radiografia do cavum e a videonasofibroscopia.
Alguns casos se resolvem com tratamento clínico, mas, no caso da terapêutica ser ineficaz, poderá ser considerada a indicação e realização de cirurgia (das adenoides ou amigdalas ou de ambas estrutura), a critério do médico otorrinolaringologista.
Nossa Equipe conta com duas médicas otorrinolaringologistas: Dra. Gabriele e Dra. Lys. Agende sua avaliação!

Postado em 1 de setembro de 2018.