Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Dieta e saúde auditiva! Dieta é saúde!

VOCÊ SABIA QUE A DIETA TAMBÉM PODE INTERFERIR NA SUA AUDIÇÃO?

Algumas pesquisas tem encontrado associação entre o tipo de dieta – com deficiência de alguns nutrientes – e perda auditiva em idosos.
As principais evidências são:
– Ácido fólico: estudos epidemiológicos sugerem uma associação entre os baixos níveis de folato e declínio da audição. Esse nutriente está presente principalmente nas lentilhas, quiabo, feijão preto e fígado;
– Vitamina C: sua deficiência pode acelerar a perda auditiva decorrente da idade. Essa vitamina está presente nas frutas cítricas (laranja, limão, morango, kiwi), brócolis, pimentão e tomate;
– Zinco: com função antioxidante, uma dieta pobre neste nutriente pode estar relacionada com a perda auditiva do envelhecimento (presbiacusia) como também com a perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora (ruído). O zinco está presente nas carnes, ostras, soja e amêndoas.

Tais constatações demonstram a importância de um acompanhamento multidisciplinar na abordagem de muitas doenças dos ouvidos, nariz e garganta, com a participação de médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, geriatras e nutricionistas.
Todas essas especialidades (e muitas outras!) você encontra aqui na “Contorno Sul Medical Center”!

Postado em 1 de setembro de 2018.