Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Método Bobath

Tratamento de doenças neuromusculares:

Também conhecido como ‘Conceito Bobath’ ou ‘Tratamento Neuroevolutivo Bobath’, tem por objetivo inibir os padrões da atividade reflexa anormal, causados por lesão ou disfunção neurológica e facilitar padrões motores mais normais, estimulando e possibilitando uma maior variabilidade de habilidades funcionais.

As técnicas de inibição, facilitação e estimulação dentro do conceito Bobath têm que ser ajustadas às necessidades individuais de cada paciente com base em uma avaliação detalhada deste, podendo ser adaptada a qualquer tipo de paciente neurológico.

Usam-se técnicas especiais de manuseio, estimulando-o a desenvolver padrões de ajustamento ao movimento mais normal dentro de sua possibilidade.

Em relação à Fonoaudiologia, o método Bobath estimula o paciente de maneira global vendo-o como um todo e tendo por objetivo específico atenuar ou extinguir as alterações geradas pela lesão neurológica nas funções orais de sucção, mastigação, deglutição e respiração.

É indicado para pacientes com desvios do desenvolvimento causados por lesão ou disfunção neurológica comprometendo seu tônus, postura, movimento e consequentemente suas funções motoras.

*(Texto elaborado pela Fonoaudióloga do nosso Corpo Clínico: Adriana Jorge Cabral)

Postado em 23 de março de 2018.