Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Otoplastia

UM POUCO SOBRE A CIRURGIA PARA CORREÇÃO DA “ORELHA EM ABANO”

A orelha em abano é uma característica transmitida geneticamente, gerando um mau posicionamento do pavilhão auricular decorrente de dobra inadequada da anti-hélice, excesso de concha ou aumento de projeção do lóbulo.

Esta alteração da anatomia pode provocar problemas de ordem psicológica aos seus portadores, iniciando geralmente a partir dos 5 ou 6 anos de vida, quando a criança começa a ser alvo de apelidos e brincadeiras indesejadas, sendo esta idade ideal para realização de cirurgia de correção já que a cartilagem é mais facilmente moldável.

Há trabalhos que afirmam que a orelha em abano causa impacto visual significativo, vindo a comprometer a autoimagem destas crianças, interferindo no desenvolvimento emocional e no estabelecimento de seus relacionamentos escolares e de amizade.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou sedação (depende da idade do paciente), com duração em média de 2 horas. É realizada através de incisão na parte de trás das orelhas, com remoção do excesso de cartilagem da concha e/ou remodelamento da curvatura da anti-hélice com pontos.

Postado em 23 de março de 2018.