Rua Expedicionário Carlos Costa, 351, Ressacada - Itajaí / SC
Telefone e WhatsApp 47 3348.0852

Notícias

voltar

Ouvido tampado & Teste de função da tuba auditiva

11063471_763451887095916_3814245242729775073_n
Você tem a sensação de pressão, plenitude ou ‘ouvido tampado’ com frequência? Sente desconforto nos ouvidos quando viaja, ao subir e/ou descer a serra, no avião ou durante um mergulho? Com diferenças de altitude e profundidade seus ouvidos tampam e demoram muito para compensar (‘abrir’)? Fique atento porque isso pode ser algum indício de disfunção da tuba auditiva!
A tuba auditiva ou tuba de Eustáquio é um canal osteocartilaginoso que comunica a orelha média com a região da nasofaringe (que fica entre o nariz e a boca) e a sua principal função é a de equalizar as pressões da orelha com o meio externo, permitindo a ventilação desses espaços e protegendo a orelha média das secreções da nasofaringe.
11061982_763451367095968_3748421420323259410_n
Quando a tuba auditiva está em repouso ela fica fechada, abrindo-se durante a deglutição, a fala, mastigação, espirros, bocejo, choro ou ao se pressionar as narinas ‘jogando ar para dentro’ (‘Manobra de Valsalva’), permitindo assim o equilíbrio da pressão. Alterações nessas variações de pressão pode ser um sinal de que algo não está normal na tuba auditiva. Os problemas podem ser provenientes de alguma má formação congênita, de alterações das estruturas que cercam a tuba auditiva (como um aumento das adenóides ou tumores de nasofaringe, por exemplo), casos de perfuração da membrana timpânica, secreção na orelha média, rolhas de cerume nos ouvidos, disfunções de articulação têmporo mandibular (ATM), quadros de gripes ou resfriados, com obstrução nasal e excesso de secreção em narinas, entre outros.
Fique atento a esses sintomas e caso desconfie de algum problema, procure um médico Otorrinolaringologista que fará uma avaliação clínica mais detalhada e o encaminhará ao Fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado para a realização do exame que avalia a função da tuba auditiva. Esse exame é indolor, rápido e simples de ser realizado, sendo que os resultados já são evidenciados na mesma hora de sua realização. Cada caso deve ser sempre considerado de forma individualizada para o direcionamento mais adequado e efetivo do tratamento, que vai desde a indicação de exercícios para a tuba auditiva, higiene nasal, uso de medicamentos específicos, limpezas otológicas até procedimentos cirúrgicos.
Atenção e cuidados redobrados na pressão dos ouvidos e, portanto, da função da tuba auditiva devem ser tomados por mergulhadores e pilotos de aeronaves, recomendando-se a realização desse exame periodicamente, justamente por esses profissionais estarem sujeitos a variações de pressão mais intensas em seu dia a dia. Alterações nessas situações podem levar a quadros de barotrauma, com hemotímpano, sangramentos e perfuração da membrana timpânica, dor intensa, perdas auditivas e quadros de vertigens (labirintite) súbitas, com risco de acidentes, além de seqüelas e conseqüências para a vida toda!
A ‘Contorno Sul Medical Center’ disponibiliza avaliações com médico Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogas que realizam avaliação da função da tuba auditiva. Estamos à sua disposição!

Postado em 17 de fevereiro de 2016.